banner insaude

banner insaude

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Nova Pirâmide Alimentar


NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR

Foi isso mesmo que você leu. E como todos nós sabemos, o tempo é uma “ferramenta” para as mudanças, e até no assunto saúde isso pode acontecer. E nem a famosa pirâmide alimentar escapou dessa!
            A pirâmide alimentar sofreu algumas alterações já faz alguns anos, porém ainda não são tão conhecidas. A proposta foi feita por nada mais, nada menos que o Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em 2005.
ANTIGA PIRÂMIDE ALIMENTAR
            Uma de muitas das suas novidades, é a sugestão do quanto consumir corretamente os alimentos. Desde tantos quanto quiser, até consuma esporadicamente. Ao comparar a imagens da antiga pirâmide e da nova, você é capaz de diferenciar a quantia de porções e onde os tipos de alimentos se localizam. E ao longo do texto reparará que a pirâmide também foi moldada de acordo com a necessidade ingestão de cada alimento.
            Em sua base foi surgido um “ingrediente” totalmente novo: o exercício físico. Já que na atualidade a humanidade está sobrecarregada de obesidade, sedentarismo, e “mil” doenças causadas pela falta de vida ativa e má alimentação (como desnutrição, colesterol alto e o aparecimento de câncer).
            Os óleos vegetais e o azeite de oliva divide junto com os cereais integrais, o segundo andar da pirâmide. Os cereais integrais por serem ricos em fibras ajudam no processo de digestão e trabalho intestinal, e o azeite é capaz de combater o colesterol ruim (LDL), mas, no entanto pode aumentar o colesterol bom (HDL).
            No terceiro andar aparece, também dividindo, os vegetais e os frutos; cheios de proteínas, vitaminas e minerais que são essenciais para qualquer um. Até tem dicas de consumir os vegetais em abundância, e as frutas com casca.
            No próximo andar, encontramos as carnes brancas, como o peixe e o frango (altas proteínas de grande valor biológico), associados a gorduras saudáveis, ou senão, carne com menor quantidade de gorduras saturadas.
            Aparece então penúltimo andar, os laticínios. Apesar dos laticínios serem compostos em grande parte por gordura, ainda é recomendado; contudo que o leite e os seus derivados sejam desnatados, magros, pois sua fonte de cálcio continua sendo importante.
            E no topo, estão os refinados (arroz, macarrão, pão comum...) que sofrem um de refinação, onde perdem grande parte de seus nutrientes, e sobra o açúcar simples. A carne vermelha, excessiva em gorduras e calorias, difícil digestão, habitua também o topo.
            CURIOSIDADE: Há também pirâmides que apresentam a sugestão de vitaminas múltiplas (1 a 2 vezes por dia) e que o álcool seja consumido com moderação, de preferência o vinho tinto.
            Só não sabemos se essa pirâmide é tão boa assim, já que não foi recomendada por algum órgão de saúde brasileiro. Mas quem decide o que é melhor para o seu corpo é você! Então, vá correndo mudar a sua vida; agora que exercícios físicos entraram para a pirâmide...